terça-feira, 28 de outubro de 2008

O LADO NEGRO DO HALLOWEEN


Halloween
O nome Halloween é a deformação americana do termo, no inglês da Irlanda, «All Howllows’ Eve»: Vigília de Todos os Santos. Esta antiquíssima festa chegou aos Estados Unidos com os imigrantes irlandeses e lá se enraizou, para sofrer recentemente uma radical transformação. Das telas de Hollywood, a moda de Halloween chegou assim desde há alguns anos à velha Europa e a outras partes do mundo. Por detrás do Halloween está uma das mais antigas festas sagradas do Ocidente: uma festa que atravessou os séculos, com usos e costumes que se foram redefinindo no tempo, mas que conservaram o mesmo significado. Suas origens, o significado dos símbolos, são, contudo, desconhecidos para a maioria.

A festa remonta ao paganismo dos celtas. O 1º de novembro, era para eles o primeiro dia do ano, a festa na qual os espíritos buscavam corpos para reencarnar. A Igreja, na Idade Média, substituiria esta tradição pela festividade de Todos os Santos, que é seguida depois pelo dia dos Fiéis Defuntos.

O Halloween não é mais que a última versão, secularizada, de uma ortodoxa festa católica.

Obviamente, o velho continente não podia permanecer muito tempo sem adotar o novo «culto». De fato, vemos o Halloween difundir-se cada vez mais entre nós com seu cortejo de artigos de consumo mais ou menos macabros -- caveiras, esqueletos, bruxas -- que não se propõe como uma forma de neopaganismo, nem como um culto esotérico, mas simplesmente como uma paródia da religiosidade cristã autêntica, com fins consumistas: vender produtos de carnaval (o chamado mercado de Halloween), máscara, caveiras, abóboras, capas, gorros e outras coisas, além de espaços publicitários nos filmes de horror emitidos pelas emissoras de televisão.

Além do mais esse dia é considerado como o dia das bruxarias, onde pessoas adeptas a seitas do ocultismo fazem sacríficios e cultos satânicos.

Como esses tipos de práticas podem afetar a vida daqueles que comemoram o Halloween?

82 comentários:

Anônimo disse...

NÃO ACREDITAMOS QUE FAZER COMEMORAÇÕES PODE INTERFERIRE NA VIDA DE QUE COMEMARA FAZEM ISSO PORQUE QUEREM NÃO SABEMOS SE ISSO PODE TRAZER ALGUM TIPO DE BENEFÍCIO OU MALEFÍCIO.
COLÉGIO ESTADUAL EDVALDO FERNANDES
2M7
ADALINE SANTANA,JADELE OLIVEIRA

Anônimo disse...

Irão afetar da pior maneira possível!! por que pra mim esse tipo de seita é malígna , e ai o mal não combina em nada na vida do ser humanao!

ta marrado!!!

bjss

Anônimo disse...

Fica no ar a pergunta, é ou não é mal influencia.

Lado bom curtição é tudo que uma pessoa quer em um evento como esse...lado ruim que dizem, seitas etc.
Não tenho nada contra quem não goste de Halloween, se alguém discorda da festa, guarde sua opinião ou procure outra maneira de curti

Colegio: Alvaro Silva
Alunas:Ingrid e Sheila

Unknown disse...

eu acho que festejam o halloween porque querem e isso não afeta a vida de ninguem só a de quem festeja.

colégio estadual edvaldo fernandes
2m6
wilma santos,thais regina

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

ALUNAS: Aline de Melo Santos
Nivia Maria Cerqueira Cruz

Colegio: Edvaldo Fernandes
Turma: 2M6


Nós temos uma coisa chamado livre arbito entao cada um faz de sua vida o que bem quiser.
O Halloween ja e comemorado a muito tempo por pessoas normais, em salvador existe varias festa da cultura bahiana "igual" ao halloween e um festa religiosa que terminou ser tornado uma festa popular, e normal comemora o halloween se fantasia usa mascaras mais sabendo que existe pessoas que usa esse dia para o mal, e pessoas que usam para o bem entao se vc quiser curta o halloween ou nao e sua escolha mais nao saia falando mal sem primeiro conhece essa pratica.

Anônimo disse...

o HALLOWEEN CHEGOU AO ESTADOS UNIDO PELO IMIGRANTES É LÁ O POVO DO ESTADO UNIDO COMEÇOU COM ESSA FESTA.QUE MATA É SACRIFICAM AS PESSOAS PARA FAZER UM CULTO SATÃNICO.NAÕ CONCORDAMOS COM ESTA FESTA PORQUE TEM CAVEIRA.É SÓ TRAS INFELICIDADE PARA AS PESSOAS QUE COMEMORAM,E NOIS PODEMOIS ADORA SÓ UM QUE E DEUS.COMO ESSES TIPOS DE PRÁTICA PODEM AFETAR A VIDA DAQUELES QUE COMEMORAM O HALLOWEEN?PODEM AFETAR O LADO ESPIRUTUAL E EMOCIONAL DA PESSOAS QUE PRATICA. ALUNA:ROSEMARI E CARINE COLEGIO:ALVARO SILVA TURMA:SEGUNDO ANO C

Anônimo disse...

NOS ACHAMOS O HALLOWEEN UMA FESTA MUITA DIVERTIDA NO QUAL PODEMOS NOS DIVERTIR BASTANTE COM AS BRINCADEIRAS QUE A FESTA NOS REVELA COMO AAS FANTASIAS,COMIDAS,BEBIDAS E ETC.QUEM FAZ O MAL NESSE DIA NAO E POR CAUSA DA FESTA E SIM PORQUE JA TRAZ O MAL NO CORACAOE QUE FAZER MAL AS PESSOAS QUE VAM APENAS SE DIVERTIR NA FESTA,NOS NAO TEMOS NADA CONTRA ESSE TIPO DE COMEMORACAO,CADA UM TEM O SEU GOSTO QUEM NAO GOSATA TEMOS QUE RESPEITA A VONTADE DELA..BEM O QUE NOS ACHAMOS FOI ISSO.....
colégio:Edivaldo Fernandes
Turma:2m6
Aluna:Erica santos,Niele Barbosa

Anônimo disse...

Alunos: Jaime e Edna (2A)
Colégio: Álvaro Silva

Halloween é um evento tradicional, que se existe por um simples e confuso motivo:que em relação dessa comemoração desta data com as bruxas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições.
Halloween é uma festa boa que todos em um só podem curtir de uma maneira adequada,sem maldade.
Curte quem gosta e quem não gosta prorcura um evento melhor que combine com a propria pessoa.

Anônimo disse...

Na minha concepção vai sim "se a pessoa levar mesmo a sério".
Fora isso se a pessoa só for pra curti, não vai interfere em nada
Colegio: Alvaro Silva
Aluna: Jessica Monteiro

Anônimo disse...

acreditamos que tudo depende do acreditar e do praticar a sua fé.com o halloween não é diferente.o fato de comemorar não significa que influenciará na vida pessoal.quem pratica deve ter em si o bom senso para saber separar as coisas e coloca-las devidamente no seu lugar.tudo é uma questã de fé.independente da religiao, ceita.etc...a fé e fundamental.

Anônimo disse...

Colegio: Edvaldo Fernandes
Aluno: Alan dos Reis
Turma: 2M4 Turno: Matutino

Pergunta: Quais são as influencias que o Halloween pode oferece para cultura Brasileira.

Resposta: Acredito que a prática do halloween aqui no Brasil pouco vem a afeta a vida das pessoas pois a prática e mais vista como mais uma comemoração dos jovens e adultos onde se fala em proteção contra os maus espíritos, bruxaria e outras coisinhas a mais. Tanto que existem campanhas e movimentos contra as provaveis influencias do dia no país mais pouco são divulgados. Como cultura brasileira não oferece nenhum tipo de contribuição nem tão pouco influência pois é mais um fruto da globalização e da americanização na vida dos brasileiros onde algumas crianças das classes mais favorecida se fantasiam de monstros e brincam. Quanto aos adeptos a tipos de seitas do ocultismo e cultos satânicos pouco se vêem ou fala na prática.

Anônimo disse...

Bem, o Halloween é uma data muito interessante, além de ser de uma cultura estrangeira.
E com essa cultura Irlandesa, podemos ficar por dentro de seus costumes e nos aperfeiçoar-mos mas com culturas de outro pais. E com isso os brasileiros pegaram essa data maravilhosa que contagiou todas as escolas da Bahia, do Brasil e do mundo.

Aluna: Ina Crislane
Colégio: Augusto Álvaro da silva
Série: 2ºB

Anônimo disse...

O HALLOWEEN E UMA FESTA DE QUEM GOSTA SEMPRE ESTA COMEMORANDO, MAS MUITAS VEZES TEM PESSOAS QUE NÃO SABEM O QUE ESTAR COMEMORANDO, E ACABAM SE ENVOLVENDO COM ESPIRITOS MALIGNOS.
O HALLOWEEN É TIPO UM PACTO FEITO COM ESPIRITOS DO MAL.
AS PESSOAS QUE SE ENVOLVE E NAÕ SABEM ACABAM TRAZENDO MAL PRA SÍ, POIS SE ANALIZARMOS O HALLOWEEN, ELES LIDÃO COM BRUXAS, ESPIRITOS OCUTOS.
EU ACHO QUE ANTES DE COMEMORARMOS ALGO DEVEMOS SABER O SIGNIFICADO.

COLÉGIO EDVALDO FERNANDES
2M4
ALESSANDRA SANTANA
MICHELE DOS SANTOS

30/10/2008

Unknown disse...

Bom . eu acho que esses tipo de manifestações cuturais como o HalloWeen pode afetar muito a vida da queles que pratical o culto do halloween maligno pois pode trazer varios maleficio a vida jonas costa 1°B colegio auvaro silva

Anônimo disse...

Colegio: Edvaldo Fernandes
Aluno:Florisvaldo Sacramento Júnior
Turma: 2M4 Turno: Matutino

Pergunta: Quais são as influencias que o Halloween pode oferece para cultura Brasileira.

Resposta: Tem um lado bom. Por que aqui no Brasil muitas pessoas fazem desse dia uma festa com bebidas comidas e muita musica.
Já em outros paises teem como esse dia um dia de seita.
Pra muitos brasileiros essa seita nos trará mal . pra eles e como uma religião,com isso eu acho que não afetará em nada a relação da nossa cultura! pra mim o HALLOWEEN nuca me fez mal ou me fez bem.

Anônimo disse...

nos achamos o halloween muito engraçado,portanto acreditamos que não chega a afetar ninguém que comemora esta data a menos que existam pessoas que tem outro objetivo para com a festa.

eduarda e nadja
2º A
colegio alvaro silva

Anônimo disse...

Colegio:Edvaldo Fernandes
Alunos:Leandro Sodré/Marco Antonio
2M5

Lado Negro No Halloween é por convenção puramente lógica e racional o hemisfério diretamente inverso ao Lado Iluminado
A tradição do Halloween perdurou por inúmeras gerações, até chegar nos primeiros colonizadores ingleses na América recém-descoberta.
Famosas bruxas e mais outras criaturas diabólicas no meio e um pacto muito mais poderoso com o Lado Negro do halloween
O lado negro do halloween mais umas da s suas fatasias, fala de um lado maligno q é temido por alguns.
Maistudo supestição

Anônimo disse...

COLEGIO ESTADUAL ALVARO AUGUSTO DA SILVA.
ALUNAS: ELIZETE B. COSTA
CARLINDA MARIA DOS ANJOS.
TURMA: 2B
DATA: 30/10/2008

O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.
Origem Pagã

A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam início ao ano novo celta. A “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam “o céu e a terra” (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como “médiuns” entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.
Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um caráter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.

Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos “disfarces”, muito possivelmente nascido na França entre os séculos XIV e XV. Nessa época a Europa foi flagelada pela Peste Negra (peste bubônica), que dizimou perto da metade da população do Continente, criando entre os católicos um grande temor e preocupação com a morte. Multiplicaram se as Missas na festa dos Fiéis Defuntos e nasceram muitas representações artísticas que recordavam às pessoas a sua própria mortalidade, algumas dessas representações eram conhecidas como danças da morte ou danças macabras.

Alguns fiéis, dotados de um espírito mais burlesco, costumavam adornar na véspera da festa de finados as paredes dos cemitérios com imagens do diabo puxando uma fila de pessoas para a tumba: papas, reis, damas, cavaleiros, monges, camponeses, leprosos, etc. (afinal, a morte não respeita ninguém). Também eram feitas representações cênicas, com pessoas disfarçadas de personalidades famosas e personificando inclusive a morte, à qual todos deveriam chegar. Possivelmente, a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura (trick or treat, “doce ou travessura”), teve origem na Inglaterra, no período da perseguição protestante contra os católicos (1500 1700). Nesse período, os católicos ingleses foram privados dos seus direitos legais e não podiam exercer nenhum cargo público. Além disso, foram lhes infligidas multas, altos impostos e até mesmo a prisão. Celebrar a missa era passível da pena capital e centenas de sacerdotes foram martirizados.Produto dessa perseguição foi a tentativa de atentado contra o rei protestante Jorge I. O plano, conhecido como Gunpowder Plot (“Conspiração da pólvora”), era fazer explodir o Parlamento, matando o rei, e assim dar início a um levante dos católicos oprimidos. A trama foi descoberta em 5 de novembro de 1605, quando um católico converso chamado Guy Fawkes foi apanhado guardando pólvora na sua casa, tendo sido enforcado logo em seguida. Em pouco tempo a data converteu se numa grande festa na Inglaterra (que perdura até hoje): muitos protestantes a celebravam usando máscaras e visitando as casas dos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo lhes: trick or treat(doce ou travessuras). Mais tarde, a comemoração do dia de Guy Fawkes chegou à América trazida pelos primeiros colonos, que a transferiram para o dia 31 de outubro, unindo a com a festa do Halloween, que havia sido introduzida no país pelos imigrantes irlandeses.Vemos, portanto, que a atual festa do Halloween é produto da mescla de muitas tradições, trazidas pelos colonos no século XVIII para os Estados Unidos e ali integradas de modo peculiar na sua cultura. Muitas delas já foram esquecidas na Europa.
. A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta).

A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:

COLEGIO ESTADUAL ALVARO AUGUSTO DA SILVA.
ALUNAS: ELIZETE B. COSTA
CARLINDA MARIA DOS ANJOS.
TURMA: 2B
DATA: 30/10/2008

Anônimo disse...

Colégio Estadual EdvaldoFernandes
Alunos: Alana França e Michael Fideles Serie:2M6

O Halloween tem seu lado negro sim, para quem não sabe usufruir de suas qualidades.
No halloween as pessoas podia comemorar de forma alegre, sem deixar de contianuar seguindo suas culturas. A partir do momento que você transforma uma comemoração em uma festa do tipo satânica, já muda tudo,poi o halloween não é um festa satânica e se uma comemoração de todos os Santos.

Anônimo disse...

NO NOSSO PONTO DE VISTA O LADO NEGRO É QUE A ANTIGA TRADIÇÃO ERA
SACRIFICIO
ADORAÇÃO AO DIABO NA VERDADE NÃO SABEMOS SE PODE INTERFIRIR NA VIDA
DE UM SER HUMANO MAS NOS ULTIMOS TEMPOS PELO MENOS AQUI NO BRASIL NÃO
VIMOS NENHUM CASO DE ALGUEM IR AO
HALLOWEEN E SAI DE LA ENDEMONIADA
NA VERDADE NÃO SABEMOS SE ENTERFERI
NA VIDA DE ALGUEM.

COLÉGIO EDVALDO FERNANDES
TURMA : 2M6
ALUNOS: ANTONIO LUIZ_ PAULO ANTONIO

Anônimo disse...

[b]Quando se fala em hallowwen, logo vem na mente bruxas, doces ou travessuras... e claro a festa esperada por muitos jovens e adultos.
É possivel que possa vim sim afetar de uma forma ruim as pessoas que frequentam essa festa. Porem depende com qual pensamento
você vai. É uma questão muito de acreditar. Tudo vai depender da crença de cada um.

Colégio Estadual Edvaldo Fernandes
Aluna: Janiele Oliveira
Turma: 2ºM4 Turno: Matutino

Anônimo disse...

Achamos que esse tipo de comemoração afeta aquelas pessoas que a utiliza para fazer sacrificios e atos malignos,mas para aquelas pessoas que tem essa festa para curtir,brincar etc. achamos que ñ afeta, mas antes logico é bom saber o que estamos comemorando!!!

Anônimo disse...

COLEGIO: ALVARO SILVA
ALUNO: ROBSON ANDRÉ BRITO DOS SANTOS TURMA: B 2 ANO NOTURNO


O Halloween acontece nas noites dos dias 31 de Outubro que são geralmente celebradas com festas a fantasia, fogueiras e com crianças fantasiadas de monstros, fantasmas, bruxas, etc., saindo de casa em casa pedindo doces (brincadeira de "trick or treat", "travessuras ou doces").

Hoje, Halloween é um dia importante para os lojistas americanos. É uma noite em que "as pessoas decentes se tornam exibicionistas ultrajantes". Sessenta por cento de todas as fantasias são vendidas a adultos.

No dia 31 de outubro, uma de cada quatro pessoas com idades que variam de dezoito a quarenta anos vestem algum tipo de fantasia representando certo personagem.

Para os leitores psíquicos, clarividentes e os que se declaram visionários, este é o dia mais agitado do ano. As editoras que publicam livros que vão desde astrologia até bruxaria registram um aumento colossal nas vendas. Salém, no Estado de Massachusetts, sede da bruxaria norte-americana, celebra na época do Halloween, o "festival da assombração", para expandir a temporada de verão.

SIMBOLISMO E SUAS ORIGENS :

Definição: "Hallowed" é uma palavra do Inglês antigo que significa "santo", e "e’en" também de origem inglesa significa "noite", então o significado é "Noite Santa" ou "All Hallows Eve", "Noite de Todos os Santos".

O dia 31 de outubro não é uma escolha por acaso. No calendário celta, este é um dos quatro principais dias de descanso das bruxas, os quatro dias de "meio trimestre". O primeiro, 2 de fevereiro, conhecido como Dia da Marmota, honrava a Brigite, a deusa pagã da cura. O segundo, um feriado de maio chamado Beltane, era entre os bruxos, o tempo de plantar. Neste dia os druidas executavam ritos mágicos para incentivar o crescimento das plantações. O terceiro, uma festa de colheita em agosto, era comemorado em honra ao deus sol, a divindade brilhante, Lugh. Esses três primeiros dias marcavam a passagem das estações, o tempo de plantar e o tempo de ceifar, bem como o tempo da morte e ressurreição da terra. O último, Samhain, marcava a entrada do inverno. Nesse tempo, os druidas executavam rituais em que um caldeirão simbolizava a abundância da deusa. Dizia-se que era tempo de "estado intermediário", uma temporada sagrada de superstição e de conjurações de espirito.

Para os druidas, 31 de outubro era a noite em que Samhain voltava com os espíritos dos mortos. Eles precisavam ser apaziguados ou agradados; caso contrário, os vivos seriam ludibriados. Acendiam-se enormes fogueiras nos topos das colinas para afugentar os espíritos maus e aplacar os poderes sobrenaturais que controlavam os processos da natureza. Recentemente alguns imigrantes europeus, de um modo especial os irlandeses, introduziram o Halloween nos Estados Unidos. No final do século passado, seus costumes se haviam tornado populares. Era ocasião de infligir danos às propriedades, e consentir que se praticassem atos diabólicos não tolerados noutras épocas do ano.

A Igreja Católica celebrava originalmente o "Dia de Todos os Santos" no mês de maio e não dia 1 de novembro como é feito atualmente. O Papa Gregorio III, em 835, tentando apaziguar a situação nos territórios pagãos recém conquistados no noroeste da Europa, permitiu-lhes combinar o antigo ritual do "Dia de Samhain" ou "Vigília de Samhain" (algo parecido com o que os católicos fizeram no Brasil com os deuses africanos e os santos da igreja no tempo da escravidão). O Panteão de Roma, templo edificado para adoração de uma multiplicidade de deuses, foi transformado em igreja. Os cristãos celebravam ali o dia dos santos falecidos no dia posterior ao que os pagãos celebravam o dia de seu Senhor dos Mortos.

DRUIDAS

Unknown disse...

PRA MIM TODA E QUALQUER RELIGIÃO OU QUALQUER TIPO DE SEITA OU ALGO PARECIDO, NADA MAIS DO QUE A BUSCA DE RESPOSTAS PRO DESCONHECIDO,É O INTERESSE DE SABER OU DE TENTAR SABER E QUERER INDUZIR OUTROS A ISSO.ACREDITO QUE ISSO POSSA INFLUENCIAR ALGUNS MAS PARA AMAIORIA O HALLOWEN NÃO PASSA DE UMA FARRA.

Anônimo disse...

todo tipo de seita ou religião que possa influenciar negativamente ou fazer com que pessoas ajam negativamente é ruim.no caso do halloween só vejo pessoas adultas e crianças levarem para o ldo da festa dos doces é ate uma maneira de interagir com outras pessoa da vizinhança por exemplo.da até muitas festas temática onde pessoas se fantasiam e se divertem muito.

Anônimo disse...

Danúsia e Edmila 2ºM4

Achamos q este que o halloween é uma comemoração que traz boas notícias, tanto para comerciários ,tanto a quem tem suas ceitas e crenças.Para os comerciários, nessa época do halloween eles ganham dinheiro em suas vendas, já para os seguidores , é o momento de realizar suas práticas espirituais conforme a sua crença...
A influência do halloween na cultura brasileira : Primeiramente sabemos q temos a livre vontade de escolher seguir ou não o halloween, quem escolheu seguir o halloween a cultura brasileira segue, mas para as pessoas que não comemoram esta é uma época na qual ganham bastante dinheiro na venda de máscaras, fantasias e etc(que já foi citado no texto),na qual crianças se fantasiavam e saiam a busca de doce nas ruas..No Brasil O halloween tem com maior objetivo festas.Estas festas costumas render bastante dinheiro para os comerciantes e donos de bares e discotecas, por ser uma festa na noite..
Achamos claramente que essa é a nossa visão do halloween na cultura brasileira.
Danúsia e Edmila.
Colégio Edvaldo Fernandes.

Anônimo disse...

Quando se fala em hallowwen, logo vem na mente bruxas, doces ou travessuras... e claro a festa esperada por muitos jovens e adultos.
É possivel que possa vim sim afetar de uma forma ruim as pessoas que frequentam essa festa. Porem depende com qual pensamento
você vai. É uma questão muito de acreditar. Tudo vai depender da crença de cada um.

Colégio Estadual Edvaldo Fernandes
Aluna: Tamires de jesus sena:Janiele Oliveira
Turma: 2ºM5 Turno: Matutino

Unknown disse...

As pessoas,ás vezes,utilizam a "desculpa"de praticar certos atos "inocentemente",mais acredito que ninguém se envolve numa festa como a do Halloween sem saber o que vai fazer:se divertir.
No aspecto cultural,essa festa não influi em nada,pois ela não está relacionada a nada do que vivemos no Brasil.Há aqueles que sentem-se bem ao participar dessa festa americana,mas isto não significa que os costumes destes será de cultos satânicos ou malignos.Curte-se a festa,mas cada pessoa deve saber o que está fazendo e perguntar a si próprio se sua prática tem algo a ver com bruxarias...
Colégio Estadual Edvaldo Fernandes
Maria Stéfane Silva,Fernanda Anjos
2M4

Anônimo disse...

creio que não afete. Porque depende muito da forma de visão das pessoas que apreciam a festividade...em comparação..é como se fosse uma festa de candomblé...tem pessoas que participam das festividades do santo com afinco...levam a sério qo que estão fazendo...outras que participam por curiosidade ou para tirar proveito de comida ou bebida.
as festa q já frequentei...é sempre bem ornamentada com bruxinha,comidas tinturadas coisas desse tipo..mais sempre uma festa legal e divertida..nada de rituais satânicos...

Colégio Estadual Alvaro Silva

Aluno: Dirceu Jr, Evanilton
2B-Noturno

Anônimo disse...

alunos:sandro santos e marla ataiana
turma 2m5
colegio:estadual edvaldo fernades
prof:magnolia

eu acho que o halloweem não influencia a ninguem a praticar o mal o halloweem aque no brasil e apenas uma festa que comemoramos com uma festa tem pessoas que comemoram esta festa diferente ou seja de outra forma eles festejam com magias negras e feitiços o halloweem e recem chegado no brasil pois a galera curti muinto as festas mas sem pessamentos comtra o halloweem .

Anônimo disse...

acredito que comemorar e agir são fotos diferentes a pessos poder muito bem comemorar o dia das bruxas se tem que fazer nenhu ato satanico cada um escplher o lado que serve se ao bem o ao o mal só sabemos que as consequesias viram.
mais o dia das bruxas e só mais uma festa pra as impresas arecada dinheiro só isso.
Giovane Souza e Flavia Santos

Anônimo disse...

´´A FESTA DE HALLOWEEN ´´E SO MAIS UMA FESTA ONDE OS COMERCIANTES LUCRAM MUITO.
NA NOSSA CONCPÇÃO O HALLOWEEM NADA MAIS É UMA FESTA TRADICIONAL ONDE PODEMOS CONHEÇER NOVAS AMIZADES,E ATE SE POSSÍVEL ADMIRAR UNS GATOS.
MAS VOLTANDO AO ASSUNTO NÃO VEJO NADA DE MAIS EM UMA FESTA COMEMORATIVA DO DIA DAS BRUXAS, PORQUE SE A FESTA PARA TUDO PORQUE NÃO PARA O DIA DAS BRUXAS?
E COMO TODA FESTA ESSA É SO MAIS UMA FESTA PARA ESQUEÇERMOS O COTIDIANO E CAIR NA GANDAIA.´´

COLÉGIO ESTADUAL EDVALDO FERNANDES
JOANA ERLI, DANIELE PATRICIA
2M6

Anônimo disse...

quais sâo as influência que o halloween pode oferecer para cultura brasileira: O Halloween que se celebra hoje inclui todas estas influências depende das religião de cada um aqui no brasil existe varias religião e uma das é bruxaria
aqui no brasil não mudar em nada
pq é uma festa que se comemora no dia 31.10
é cada comemoração tem sua historia e do halloween é esta

Anônimo disse...

Nivia disse...
É mais uma maneira dos jovens e outras pessoas se divertirem apenas uma brincadeira, claro que algumas pessoas ficam com pensamentos ruins na cabeça e acabam fazendo o mal para outras,vale a pena diverssão mas sem exagero é claro, desta maneira acredito que não afete ninguém apenas diverssão...
COLÉGIO ESTADUAL ÁLVARO SILVA
2ºC NOTURNO
NIVIA OLIVEIRA E MERCIA BARBOSA

Anônimo disse...

Nelissa barreto, Sarleti Rastelli
Cpolegio Alvaro Silva

Eu acho que pode afetar de maneira que se torne uma coisa doentia, como de fato nós vemos todos dias na TV, que certas pessoas que seguem esse tipo de "religião" se assim eu poder chamar ficam que meio paranóicas e comenten certas loucuras e até alguns delitos que a lei não permiti mais não tenho nada contra, mas até que eles se mantenha meio de uma brincadeira uma vez no ano que façam seus rituais e entre outras coisas mas que eles façam, então eu acho que é uma boa pois de certa forma algumas pessoas usam essa época para brincar e se divertir de maneira que se divertem por meio de festas a fantasia e outras coisas mas, " Que eu própria até participo então acho legal!

Anônimo disse...

Nelissa barreto, Sarleti Rastelli
Cpolegio Alvaro Silva

Eu acho que pode afetar de maneira que se torne uma coisa doentia, como de fato nós vemos todos dias na TV, que certas pessoas que seguem esse tipo de "religião" se assim eu poder chamar ficam que meio paranóicas e comenten certas loucuras e até alguns delitos que a lei não permiti mais não tenho nada contra, mas até que eles se mantenha meio de uma brincadeira uma vez no ano que façam seus rituais e entre outras coisas mas que eles façam, então eu acho que é uma boa pois de certa forma algumas pessoas usam essa época para brincar e se divertir de maneira que se divertem por meio de festas a fantasia e outras coisas mas, " Que eu própria até participo então acho legal!

Anônimo disse...

Halloween é a deformação americana do termo, no inglês da Irlanda, «All Howllows’ Eve»: Vigília de Todos os Santos. Esta antiquíssima festa chegou aos Estados Unidos com os imigrantes irlandeses e lá se enraizou, para sofrer recentemente uma radical transformação. Das telas de Hollywood, a moda de Halloween chegou assim desde há alguns anos à velha Europa e a outras partes do mundo. Por detrás do Halloween está uma das mais antigas festas sagradas do Ocidente: uma festa que atravessou os séculos, com usos e costumes que se foram redefinindo no tempo, mas que conservaram o mesmo significado. Suas origens, o significado dos símbolos, são, contudo, desconhecidos para a maioria.



escola alvaro silva
data 31/10/2008
aluna Natalice Augusta
pro Magnolia
serie 2°B

Anônimo disse...

Ivonildes & Ione:2c noturno
colegio Alvaro silva

Nós não cremos que essa festa possa interferir na vida de qualquer ser humano póis nós achamos que cada pessoa tem sua forma de pensar e agir,cada qual sabe de si sendo que para aqueles que acham que o hallowen possa interferir na sua vida não tem o bom senso de acreditar em si e na religião que segue,por isso nós achamos que não interfere em nada a vida de cada ser, é uma festa como outra qualquer sendo que esta visa mostrar que cada um tem seu jeito de viver ou seja,as bruxas não me metem medo apenas não gostaria de fazer parte das seita que elas participam.Nós devemos acreditar que os mortos não podem nos fazer mal algum pelo contrario devemos ter medo de quem está ao nosso redor.......

Anônimo disse...

Bem acho que o halloween nao tem tanta força aqui no Brasil, E Apenas uma festa boba que passa ate despersebida por alguns,para ela nao tem nenhum fim religioso...Nao afeta em nada a religiao ou cultura de quem comemora.
Janailson melo 2M4
Colegio C.E.E.F

Anônimo disse...

Escola edvaldo fernandes
data:31/10/2008
alunos:Eliabe,Joelson.
prof:Magnolia
turma:2°M6

Atividade de Inglês

'O lado negro do halloween'

O texo diz tudo sobre o lado negro do halloween diz até como é pronuciado em Inglês e em irlandes
sobretudo acho que o halloween é uma festa com fantasias e mascaras,é uma tradição

Anônimo disse...

aluno ; felipe nscimento
uanderson nasciento
2 m5 edvaldo fernades

o haloween é parecido um pouco com o cadoble no brasil uma festa onde se manifestava bruxaria feiticaria
agora virou uma festa de curtição onde todos se veste de preto vão pra boates e etc

Anônimo disse...

Colegio Estadual Edvaldo Fernandes
Alunos: Eidsom e Victor Leite
2M6

A manifestação do halloween pode ser considerada por algumas pessoas uma manifestação satanica, mas na verdade o halloween é a manifestação de todos os santos.
O lado negro do halloween só pode interferir na vida das pessoas a partir do momento que elas não sabem apreciar a cultura irlandesa.

Anônimo disse...

Colegio Estadual Edvaldo Fernades
Alunas: Márcia Bispo e Shirlei Cruz
2M6

Aqui no Brasil Geralmente não comemoramos o Halloween, mas se olharmos bem o lado escuro do halloween podemos ver que antigamente as pessoas viam o halloween como uma manifestação de bruxarias, etc. mas o halloween simplesmente é uma festa de todos os santos

Anônimo disse...

Nós achamos que não tem nada a ver se uma pessoa comenora o halloween não que disser que ela participa de uma seita ou entao que pratica cultos malígnos o halloween é uma festa como qualquer outra pelo menos pra nós. E sobre dizer que "o halloween é nada mais que uma festa secularizada católica" nós como católicas somos totalmente contra. E o halloween realmente tem um lado negro,isso não existe mais pelo menos para a grande maioria das pessoas que vão para uma festa de halloween simplismente para se divertir.

Colégio Edvaldo Fernandes
2m4
Joildes Matos e Paloma da Silva

Anônimo disse...

eidsan santos e victor 2m6
edvaldo fernades

essa festa ainda existe o lado da escuridão o lado magia negra o lado da feiticaria mais algum tempo o halloween e uma festa de curtição bricadeira onde todos s diverte

Anônimo disse...

Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.
Bom na minha opinião para muitos essa data de comemoração é apenas uma festa em que as pessoas usa roupas pretas e as crianças a buscar doces pois;e se torna um tradição um rutual mas para mim não tem nenhum significado.[ROSANA LEMOS CERQUEIRA E CAROLINE MOREIRA] 2M7

Anônimo disse...

Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.
Bom na minha opinião para muitos essa data de comemoração é apenas uma festa em que as pessoas usa roupas pretas e as crianças a buscar doces pois;e se torna um tradição um rutual mas para mim não tem nenhum significado.

COLEGIO EDVALDO FERNANDES

[ROSANA LEMOS CERQUEIRA E CAROLINE MOREIRA]2M7

Siel Fenix disse...

Em todas as sociedades do mundo se desenvolve,festejos baseado em crenças religiosos,supertições e lendas.O halloween não é ha unica festa que tem sua origem,profana devido ha sua origem um tanto obscura muitos não à vem com bons olhos principalmente os cristãos.
Eu não tomo partido afovor nem contra desde que não haja violencia nem maldade contra algem,o bom é se diverti.Dai eu perguto e o carnaval.Que significa festival da carne.O que me dizem em?

É o que eu penso JESIEL SILVA DOS SANTOS

Ju Santos disse...

todo tipo de reunião que possa influenciar ou fazer com que pessoas ajam negativamente é ruim. No caso do halloween só vejo as pessoas levarem para o lado da festa dos doces e travessuras, é ate uma maneira de se comunicar com outras pessoas ao seu redor por ex.: das muitas festas temática onde pessoas se fantasiam e se divertem muito. O halloween é a que o pessoal mais esperam!

CEEF
Juliana 2m4

Anônimo disse...

bom para começar eu acho um pouco complicado a questao de religiao mais se a maioria soubesse1 dessa historia completa talvez nem todos iriam comemorar mas tudo tem seu lado bom pois quando crinaças saem para se divertir com competições de quem junta mais doce junta nao so o doce mais tambem alegria tirando o lado dos sacrifios o halloween nao afeta a vida de quem as pratica
Denis Oliveira Montes
2M4

Anônimo disse...

na minha opinião essa festa era dedicada as coisas ruins q se dizia da época,e tambem era o dia em que as pessoas adeptas se fazia apologia aos os mortos,as bruxas etc.nos dias atuais o que se procura nessas festas de hallowen é curtição,bebedeiras nada contra as pessoas que frequenta acho uma besteira todo esse movimento e acharem q esse tipo de festa ainda hoje venham a se ter algum tipo de maldição ou seita satãnica acho que isso não ajudaria e nem é legal para qualquer ser humano se dedicar a essa coisa chamada hallowen.COLÉGIO ESTADUAL ÁLVARO SILVA.ALUNOS:ANDRELUIS,JOELSON,TURMA 2A TURNO NOTURNO

Anônimo disse...

COLÉGIO ESTADUAL ÁLVARO SILVA
ALUNOS:JOELSON,ANDRE
TURMA2A, TURNO NOTURNO

ACHO QUE TODOS TEM LIVRE ARBÍTRIO PARA QUERER ACREDITAR NO QUE QUISER PENSO EM SE TRATANDO DESSA FESTA DE HALLOWEN QUE É UMA FESTA DEDICADA AS COISAS NEGATIVAS ACHARIA Q AS PESSOAS REFLETISSEM MAIS SOBRE ISSO E PENSSASSEM QUANDO FOSSE A UMA FESTA Q NÃO TRARIA BENEFÍCIO ALGUM PARA AS PESSOAS,HOJE ESSA FESTA É SÓ CURTIÇÃO,AZARAÇÃO AS GATINHAS QUE NELAS VÃO PENSO TAMBEM QUE ESSAS COISAS NEGATIVAS EM QUE ERA DEDICADA NÃO SE TEM TANTA IMPORTÂCIA NOS DIAS ATUAIS.

Anônimo disse...

Alunos: Isac e Leonardo Oliveira
Colégio: Edvaldo Fernandes
Turma: 2M6

O Halloween ja e comemorado a muito tempo por pessoas normais, em salvador existe varias festa da cultura bahiana "igual" ao halloween e um festa religiosa que terminou ser tornado uma festa popular, e normal comemora o halloween se fantasia usa mascaras mais sabendo que existe pessoas que usa esse dia para o mal.
o HALLOWEEN CHEGOU AO ESTADOS UNIDO PELO IMIGRANTES É LÁ O POVO DO ESTADO UNIDO COMEÇOU COM ESSA FESTA.QUE MATA É SACRIFICAM AS PESSOAS PARA FAZER UM CULTO SATÃNICO.NAÕ CONCORDAMOS COM ESTA FESTA PORQUE TEM CAVEIRA.É SÓ TRAS INFELICIDADE PARA AS PESSOAS QUE COMEMORAM,E NOIS PODEMOIS ADORA SÓ UM QUE E DEUS.

Anônimo disse...

Mesmo que hoje em dia halloween seja comemorado de uma maneira inocente por muitos jovens, ele é levado a sério pela maioria das bruxas, membros do movimento neo-pagão e ocultistas em geral.devemos destacar que a associação histórica e contemporânea do halloween com o ocultismo causaram uma espécie de "efeito híbrido" na maior parte da sociedade, de modo que a comemoração do halloween não é, necessariamente, uma prática totalmente inocente. Ao ler vários relatos sobre o halloween, pode-se ficar impressionado com o grande número de práticas de superstições e de adivinhação envolvidas com ele. Algumas das superstições e todas as práticas estão relacionadas com o ocultismo.


COLÉGIO ESTADUAL EDVALDO FERNANDES
ALUNAS:TAYANE BATISTA DOS SANTOS
JÉSSICA SANTOS AMORIM
SÉRIE:2M7 MATUTINO

Anônimo disse...

Aqui não temos o halloween assim como lá mais eu gostaria que fosse como o que tem lá na america do norte de ser muito bom assim como passa nos filmes "doce ou travesura".
Como seria aqui no Brasil o halloween dessa forma?
Colégio Estadual Edvaldo Fernandes
2M7
Alunos:Wagner e Carla.

Anônimo disse...

Tem adultos que comemoram o halloween como uma festa demoniaca tudo vai de quem comemora essa festa não interfere em nada cada um crêr no que que.
Nós não acreditarmos que possa vim afetar na religião.

C.E.E.F
Edilene Menezes,Rosana Conceição
2m7

Unknown disse...

nós achamos está festa satanica e que as pessoas se apegam com coisas que não tem nada com Deus ao ponto de depositar a fé delas ne espiritos de trevas
ta marrado

Anônimo disse...

COLÉGIO;edvaldo fernandes
ALUNAS;marilia santos e thais de jesus
TURMA; 2M7

NÓS ACHAMOS QUE O HALLOWEEN É UMA FESTA MUITO POPULAR, DIVERTIDA NA QUAL PODEMOS NOS DIVERTIR BASTANTE COM AS BRINCADEIRAS COM QUE A FESTA NOS REVELA.
MAS TAMBÉM ENTENDEMOS QUE CADA QUAL SE FESTEJA ESSE DIA DE UM MODO BASTANTE DIFERENTE SEJA ELE BEM OU DO MAL,MUITOS COM FESTAS DE FANTASIS,COMIDAS VELAS MUITO DIVERTIDO,MAS OUTROS COM COISA HORROROSAA QUE FAZ DESSA FESTA BRUXARIAS TERRIVEIS.
MAS BOM ENFIM,NÃO TEMOS NADA CONTRA AO HALLOWEEN,POIS CADA QUAL FAZ DESSE DIA,SUA FESTA,SEJA BOM OU RUIM.

Anônimo disse...

Colégio: Álvaro Silva
Alunos: Danilo Anunciação e Rita Aguiar
2º A


ACHAMOS REALMENTE QUE CADA PESSOA TEM A CAPACIDADE DE DISCERNIR SOBRE O QUE JULGA SER CERTO OU ERRADO. O PROBLEMA É QUE AS PESSOAS NÃO BUSCAM SABER A ORIGEM E OS FUNDAMENTOS DOS FESTEJOS EM QUE ELAS SE ENVOLVEM, PARA A PARTIR DESTE PREVIO CONHECIMENTO TOMAREM A DECISÃO QUE ACREDITAM SER A CORRETA.

Anônimo disse...

COLÉGIO;edvaldo fernandes
ALUNAS;marilia santos e thais de jesus
TURMA; 2M7

NÓS ACHAMOS QUE O HALLOWEEN É UMA FESTA MUITO POPULAR, DIVERTIDA NA QUAL PODEMOS NOS DIVERTIR BASTANTE COM AS BRINCADEIRAS COM QUE A FESTA NOS REVELA.
MAS TAMBÉM ENTENDEMOS QUE CADA QUAL SE FESTEJA ESSE DIA DE UM MODO BASTANTE DIFERENTE SEJA ELE BEM OU DO MAL,MUITOS COM FESTAS DE FANTASIS,COMIDAS VELAS MUITO DIVERTIDO,MAS OUTROS COM COISA HORROROSAA QUE FAZ DESSA FESTA BRUXARIAS TERRIVEIS.
MAS BOM ENFIM,NÃO TEMOS NADA CONTRA AO HALLOWEEN,POIS CADA QUAL FAZ DESSE DIA,SUA FESTA,SEJA BOM OU RUIM.

Anônimo disse...

A tentativa de fazer com que o dia 31 de Outubro entre para o nosso calendário como “Dia das Bruxas” está, infelizmente, caminhando a passos largos. Ano após ano, escolas, clubes e outros grupos aproveitam a data para “comemorar” o Halloween utilizando-se de fantasias de bruxas, fantasmas e duendes, com abóboras e mamões transformados em caveiras...Neste contexto, de um modo geral, surgem duas visões divergentes a este respeito: de um lado, há os que pregam veementemente contra esta comemoração, acusando-a de ser uma festa satânica, e de outro há os que acreditam se tratar de uma celebração inocente, sem nenhum mal.Conclui-se, pessoas que praticam estas festas com plena consciência a sua vida será interfiridade por volores satânicos e ao decorer do tempo amará mais o as trevas do que a luz. Enfim cada um tem seu livre harbito e faz o que bem entender sendo assim os que praticam não querem saber se vai interfirir ou não...

CEEF
2M7
ALUNAS: TATIANE LISBOA
TAIS BARRETO

Anônimo disse...

Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um caráter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.Enfim, está festa interfere na vida das pessoas que praticam por ser algo satânico, pode afetar a modo de pensar da pessoa e a sensibilidade de acordo o psicológico de cada um...

CEEF
2M7
ALUNAS: ALCILENE AZEVEDO
LUCIANA DE JESUS

Anônimo disse...

Alunos:Adelane Chaves e Filipe Soares Série:2m-7C.E.E.F.
O Halloween é uma festa normal como, o carnaval onde usamos máscaras,e nas festas que distribuem caruru,doces entre ourtras coisas,e por fazerem isso são consideradas festas satanicas mas cremos que tudo isso não interfira na vida das pessoas.

Anônimo disse...

JENER LUIS E EVANICE SANTOS
2 ANO B

Mais do que simples travessuras ou doces, nos traz a verdadeira versão da tradicional festa norte-americana, halloween, comemorada no dia 31 de outubro. Na verdade, o dia das bruxas não passa de uma festa pagã, em sua origem e prática, e significa uma das datas mais importantes para os adeptos da igreja satânica.

Muitos bruxos, satanistas e adoradores do diabo se preparam, durante todo o ano para estas festividades. Além de ser considerada por eles, o aniversário de satanás, é o dia ideal para fazer sacrifícios humanos e pactos satânicos. No período de 15 dias antes da data de 31 de outubro e 15 dias após os seguidores do diabo sacrificam pessoas, confiados na promessa de que alcançarão mais poder e prosperidade. Conforme as estatísticas, inclusive as do FBI, nos meses de agosto, setembro e outubro acontecem várias atrocidades, inclusive o desaparecimento de crianças do mundo inteiro, principalmente nos EUA.

A autora do livro "Satanás Escondido" conta que uma destas comemorações de halloween, tentaram introduzi-la em um ritual satânico e pediram que sacrificasse uma criança recém-nascida. Neste mesmo livro, ela relata que muitas das moças desaparecidas nos meses de março e abril, são usadas para a procriação, e seu fetos sacrificados na época do halloween. Os moradores de Anaheim, CA, também sabem e sentiram os efeitos desta Convenção de Satanás. A própria policia da cidade pede aos crentes que tomem algum tipo de providência, pois reconhecem que do Centro de Convenções de Bruxos, emana uma onda de violência e maus presságios. Os bruxos e adoradores do diabo não perdem tempo. Eles traçam metas horríveis para combater os cristão como, por exemplo, a destruição de 60 mil famílias por ano. Fora isso, trabalham incansavelmente, para que milhares de jovens e crianças sejam envolvidas e aprisionadas pelas drogas, prostituição e violência, confirmando algumas histórias da dramaturgia cinematográfica americana.

Conforme Joel Engel, pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular do Rio Grande do Sul, o mais alarmante nesta história toda é que muitas igrejas estão participando das celebrações de halloween. Além disto, vestem suas crianças de personagens bíblicos alegando que é uma opção . Para o pastor, não existe opção para este tipo de festa, pois de qualquer forma, a atitude do crente deve ser a de combater e não a de consentir com a comemoração. "A participação do halloween é uma desonra para o Senhor Jesus Cristo. O problema é que muitos não acreditam nem mesmo na Palavra de Deus que é bem clara ao afirmar: "as bruxas, os feiticeiros, os gatos negros, os faróis de abóboras e outros misticismos malignos, são símbolos de tudo aquilo que é abominável a Deus", frisa e também adverte: "Irmão, fique longe de toda a celebração satânica, com certeza, ela entristece ao Espírito Santo de Deus."

Doces travessuras ou bruxarias?

Faz muito pouco tempo que o halloween ficou reduzido a uma pequena festa para as crianças. Mesmo no passado, a festa folclórica cultuada pelos americanos não significa nada de bom e oportuno. Seus símbolos e práticas foram tirados diretamente do paganismo, do mal, da morte e do ocultismo. De acordo com os manuscritos históricos, a celebração antiga do halloween era feita pelos druidas em honra a Samhain, o Senhor dos mortos, no primeiro dia do mês de novembro. Eles acreditavam que na véspera deste dia Samhain chamava todas as almas malignas (espíritos) que, durante os doze meses passados, haviam sido condenados a habitar em corpos de animais. O halloween era considerado "o caminhar universal de todas as almas e espíritos".

Conforme a bruxa paulista Rosa Maria Biancardi, em uma entrevista ao jornal O Tempo de Belo Horizonte, os Celtas há mais de 2 mil anos, festejavam o dia dos mortos na data de 31 de outubro, celebrando a travessia e a troca de energia com antepassados.

Os Druidas eram uma ordem sacerdotal da antiga Gaul e Bretanha, pagãos da religião Celta. Conforme os artigos mencionados nos textos de escritores gregos e romanos, entre o século II a.C. e o IV d.C., eles eram brutais, temidos pelo seu poder e tinham sede de sangue. Resolviam todas as disputas com uma decisão definitiva e inalterável, e castigavam com a morte. Além disso, seus altares destilavam o sangue de vítimas humanas. Algumas vezes, ofereciam homens, mulheres e crianças em holocausto, queimando-os em grandes torres de vime, como ofertas as suas supertições. Normalmente, os Celtas usavam os bosques para caça, pesca e a alimentação, mas também os utilizavam para as cerimônias demoníacas. Há evidencias, ainda, de que usavam as gigantescas pedras talhadas para decidir qual era o melhor dia para acalmar ao deus ou deuses de suas práticas misteriosas. Afirmavam que Samham convocava os maus espíritos daqueles que haviam morrido durante a realização dos ritos demoníacos.

Das crenças dos Druidas precedem o uso de bruxas, fantasmas e gatos que são utilizados nas festas de halloween. Eles acreditavam que os "gatos" eram sagrados e haviam sido pessoas castigadas por alguma má ação. Para livrarem-se da possessão diabólica, tinham que dar comida ou oferecer algo aos demônios, e arrumar-lhes hospedagem durante a noite. Se os espíritos ficassem satisfeitos com o que lhes davam, deixavam a casa em paz. Caso contrário, faziam um "trick" (truque, maldade), ou rogavam uma maldição de destruição sobre as pessoas que ali residiam.

A história explica
A história nos dá a resposta sobre o halloween e porque a festa foi cristianizada pela igreja. Desde o tempo de Constantino (quem fez do catolicismo a religião do estado) os imperadores romanos perceberam que era necessário manter um império unificado, onde o maior número de pessoas professasse somente uma religião. Porém, uma lei foi implementada para forçar a todos os que não eram cristãos a aceitarem o cristianismo. Assim, um grande número de ateus se uniu à igreja trazendo as práticas e celebrações pagãs, como o halloween, tiveram que ser cristianizadas. Para a Igreja Católica, a única maneira de preservar os pagãos nas missas, era permitindo a prática de algumas tradições e costumes. Aos pagãos recém-convertidos, foi liberado para que guardassem alguns festivais, tais como o halloween ou o Dia dos Fiéis Defuntos. Eles o usariam para comemorar a morte dos "santos".

Em 800 d.C. a Igreja Católica estabeleceu o Dia dos Fiéis Defuntos no dia primeiro de novembro, para que o povo desse continuidade das celebrações antigas. No entanto, a missa que se rezava neste dia se chamava "allhallowmas", e a noite anterior ficou conhecida como "allhallow even" ou halloween, que significa santificado ou noite santa.

Significado de alguns costumes do Dia das Bruxas
O costume moderno do "treat or trick", começou na Irlanda a centenas de anos, logicamente com base nestes costumes Druidas. Um grupo de trabalhadores do campo, em uma pequena cidade, resolveu fazer uma festa de halloween em homenagem aos seus antigos deuses. No entanto, saíram de casa em casa mendigando comida para a festa. Aos que contribuíam generosamente desejavam boa sorte e aos que não contribuíam faziam ameaças. Assim, a tradição continuou até nossos dias quando jovens e crianças saem de porta em porta, disfarçados de fantasmas, esqueletos e demônios, mendigando de certa por comida enquanto prometem não fazer maldades.

31 de outubro
Foram os Celtas que escolheram a data de 31 de outubro como véspera do ano novo separando-a também para celebrar todo o maligno, o malvado e o morto. Durante esta celebração costumavam reunir-se em volta de uma fogueira na comunidade, e ofereciam seus animais, suas colheitas e às vezes a si mesmos como sacrifício. Usavam disfarces feitos de cabeça e pele de animais e prediziam o futuro uns dos outros.

Abóbora iluminada
A aparente e inofensiva abóbora iluminada é um símbolo antigo de uma alma maldita e condenada. Elas são chamadas "Jack-O Lanterns", por causa de um homem chamado Jack, que não podia entrar nem no céu nem no inferno. Como resultado ele estava condenado a vagar pelas trevas com sua lanterna até o Dia do Juízo.

Por medo dele e dos fantasmas, as pessoas arrumavam as calçadas e colocavam velas acesas dentro das abóboras para espantar os espíritos maus.

Unknown disse...

Nós achamos que isso não tem nada a ver com as pessoas que comemoram até por que a grande maioria não é conhecedora da verdadeira história dessa comemoração, e geralmente as pessoas desfruta dessa festa como outra qualquer para curti vestir preto beber e aproveitar a música. Mas geralmente quem acredita nesse lado negro da comemoração tem medo por isso nem se aproxima.

Alunos: Ednaira Mendes, Diego Bispo
Escola: Edvaldo Fernandes
Turma: 2m7

Anônimo disse...

Colégio Estadual Edvaldo Fernandes
Aluna: Livia Sales Data: 04/11/08
Turma: 2M7



Halloween


Grandes abóboras vazias iluminadas em seu interior, figuras estranhas com risadas assustadoras, bruxas… Tudo isso é Halloween, uma moda, uma festa, um novo costume que surgiu devido a influência de filmes e que é comemorada no dia 31 de outubro.
Acreditava-se que nessa data, o limite entre o mundo físico e espiritual era rompido, por conta disso as pessoas se fantasiavam usando máscaras para imitar os espíritos que viriam do além. É também a época da colheita, por essa razão a abóbora, entre outros vegetais, foram incorporados ao festival, possivelmente como oferenda aos mortos.

Esta deriva de "Hallowed" que é uma palavra do Inglês antigo que significa "santo", e "e’en" também de origem inglesa significa "noite", então o significado é "Noite Santa" ou "All Hallows Eve", "Noite de Todos os Santos.

Anônimo disse...

O Halloween é uma celebração anual muito comum em vários países Mas que celebração é essa? E onde esse evento tão conhecido teve origem?Será um tipo de culto às coisa do mal? Ou será somente a continuidade de um rito pagão antigo?acredito que seja so um dia expecifico pra cutual os mortos e praticar rituais,cada um sabe o risco que corre ao tentar praticar ou cultuar esses espiritos.
Mais algumas pessoas nao tem nocao do que realmente possa vir a acontece a elas ou nao.Cada um que comemora essa celebracao,acredito que va por livre e espontanea vontade e tendo conciencia do que pode vir a acontecer,muitas pessoas vao so por curiosidade e outras vao com o pensamento de sacrificar,adorar e inportunar esses espiritos,que ruins ou bons nao sabemos.

Colegio:Alvaro Augusto Silva
Alunas:Tércia E Jaqueline
Serie:2 ano A
Prof:Magnolia

Anônimo disse...

O Halloween é uma celebração anual muito comum em vários países Mas que celebração é essa? E onde esse evento tão conhecido teve origem?Será um tipo de culto às coisa do mal? Ou será somente a continuidade de um rito pagão antigo?acredito que seja so um dia expecifico pra cutual os mortos e praticar rituais,cada um sabe o risco que corre ao tentar praticar ou cultuar esses espiritos.
Mais algumas pessoas nao tem nocao do que realmente possa vir a acontece a elas ou nao.Cada um que comemora essa celebracao,acredito que va por livre e espontanea vontade e tendo conciencia do que pode vir a acontecer,muitas pessoas vao so por curiosidade e outras vao com o pensamento de sacrificar,adorar e inportunar esses espiritos,que ruins ou bons nao sabemos.

Colegio:Alvaro Augusto Silva
Alunas:Tércia E Jaqueline
Serie:2 ano A
Prof:Magnolia

Anônimo disse...

depende da mente de cada um pois vai de acordo com que a pessoa acredita se ela acha que isso vai afetar em sua vida ela tem escolha se quer mesmo continuar ou se quer parar
Diego sales 2M4

Unknown disse...

Marineide Andrade e Silvana Silva

Eu acho que o famoso dia do "halloween" é nada mais nada menos hoje em dia do que uma festa onde se usa fantasia,na maioria das vezes preto e vermelhor,mais na minha opnião ainda deve existir alguns sacrificadores,pois ainda ha muitas crença nas igrejas.
Halloween hoje em dia é uma festa que se curte bebendo,e assustando pessoas!!!!Eu acho muito legal essas festas!!!!

Anônimo disse...

O HALLOWEEN É UMA FESTA QUE SE COMEMORA NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE, QUE DEVEMOS TOMAR MUITO CUIDADO POIS NÃO PERTENCE A NOSSA CULTURA E PORTANTO NÃO SIGNIFICA MUITO PARA NÓS BRASILEIROS. CHEGA AQUI NA NOSSA TERRA COM O OBJETIVO DE MERCADO E LUCRO CAPITALISTA.
ALUNO RAIMUNDO DA SILVA REIS
COLÉGIO ALVARO SILVA
ALUNO DE SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
TURMA: 2º A NOTURNO

Siel Fenix disse...

De Barbara e Albertina.
Nós achamos que essa tradição para algumas pesso é so festa e diverssão,não sabemos muito sobre ela mas dizem que tem haver com bruxaria e coisa com o diabo,Mas nas festa que já fomos não viamos nada disso so tinha bebidas e muita dança.Dona Albertina diz como hoje ela é crente procura evitar.

Anônimo disse...

A THE ENCYCLOPEDIA AMERICANA DIZ: OS ASPECTOS DOS COSTUMES LIGADOS AO DIA DAS BRUXAS REMONTAM A UMA CERIMONIA DRUIDA.OS CELTAS REALIZAVAM FESTIVIDADES EM HOMENAGEM A DOIS DEUSES PRINCIPAIS -UM DEUS SOL E UM DEUS DOS MORTOS...,CUJA FESTIVIDADE ERA REALIZADA EM 1 DE NOVEMBRO, O INICIO DO ANO-NOVO.A FESTIVIDADE EM HOMENAGEM AOS MORTOS E FOI AOS POUCOS INCORPORADOS AO RITUAL CRISTÃO. SEMPRE ACHEI O DIAS DAS BRUXAS ALGO TERROROSO. E COM CERTEZA ALGO QUE VAI DE ENCONTRO AS LEIS DA BIBLIA. DEBORA 2M6

Unknown disse...

curti a festa do Halloween e bom. maes não acredito nesse tipo de seita, sei que isso não traiz benefécios só prá curti a festa mesmo



colegio;alvaro silva
aluna;patricia barroca da silva

{12}{11}2008

Anônimo disse...

O Halloween ja e comemorado a muito tempo por pessoas normais, ná bahia existe varias festa da cultura bahiana igual ao halloween e um festa religiosa que terminou ser tornado uma festa popular, e normal comemora o halloween se fantasia usa mascaras mais sabendo que existe pessoas que usa esse dia para fazer o mal, e pessoas que usam para fazer o bem entao se vc quiser curta o halloween ou nao e sua escolha, mais nao saia falando mal sem primeiro conhece essa pratica.
colegio alvaro silva, 2ano(A)
eder e Reigiane

Anônimo disse...

irão afetar sim,pois é uma seita e toda seita tem seu lado ruim. Mais se eles querem cada um tem o seu direito de escolha .

Anônimo disse...

irão afetar sim pois toda seita tem seu lado ruim.como dis o nome é uma seita. mais todos tem o direito de escolha o livre arbítrio. alvaro silva 2ano A

Anônimo disse...

sempre achei o dia des bruxas algo ruim e assustador,pois na grande maioria de vezes seifam vida que grande parte morrem inocentes.espero que um dia esse tal de dia des bruxas seja exterminado. COLEGIO- EDVALDO FERNANDES.
ALUNAS- FRANCINE E JOSIANE 2M6

Anônimo disse...

Seria de muita importância sabermos antes do que estamos falando e o que significa o que estamos apoiando ou curtindo. Infelizmente nós brasileiros achamos tudo uma "festa" precisamos de mais consciência e mais realidade, vamos nos informar minha gente, uma pena que aderimos a tudo que nem bem conhecemos, não faz parte da nossa realidade, pensem nisso!

Anônimo disse...

Celebrações como o Halloween estão em conflito com os ensinamentos da Bíblia. Ela alerta: “Não permitam que se ache alguém entre vocês que . . . pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos.” — Deuteronômio 18:10, 11, Nova Versão Internacional; veja também Levítico 19:31; Gálatas 5:19-21.
Em vista disso, é bom saber mais sobre a origem sinistra do Halloween e de celebrações parecidas. Assim como outras pessoas, você talvez também decida não participar dessas festas.

Anônimo disse...

quanta besteira...dia das bruxas representa seus medos, suas falhas, suas dificuldades, por isso vc as espanta com velas, comidas oferecidas para almas q vagam, doces, e no dia seguinte, é dia de todos os santos e todos seus medos se vão,,, vejam o lado bom das coisas e da voda, parem com essa coisa de bíblia, bíblia em tudo,,,,